Teatro de Retalhos

 

Histórico: 

O Teatro de Retalhos, surge em 2008. O nome do grupo traz em si a filosofia do trabalho por ele desenvolvido, uma vez que desde a origem é formado por atores vindos de processos de formação diferentes, que trouxeram suas ideias e experiências para somar uns com os outros, costurando uma grande e colorida colcha de retalhos. O grupo valoriza a criação individual, para que em sinergia produza coletivamente.

Em quatro anos de história, o Teatro de Retalhos desenvolveu um Grupo de Estudos e produziu dois espetáculos: O Despertar da Primavera, em 2008, e Revolta no País dos Retalhos, em 2010, com os quais participou de diversas mostras e festivais, entre elas o Festival Estudantil de Limoeiro; Festival de Teatro do Agreste, em Caruaru; Aldeia Olho d’Água dos Bredos, em Arcoverde; Semana de Homenagem ao Teatro e Circo, em Jaboatão dos Guararapes; Festival Palco Giratório, do SESC Pernambuco e o Festival de Teatro de Rua do Cabo de Sto. Agostinho.

Paralelamente o grupo faz experimentações em mostras e festivais de esquetes, com as montagens Entre Veias, quadros que abordam o amor, passeando por estéticas diversas; Deve Haver um Porto, cuja dramaturgia foi construída pelo grupo a partir de textos do escritor Caio F. Abreu; Quintanares, homenagem ao poeta Mário Quintana e Romeu e Julieta – Igual ao outro, só que diferente, no qual o grupo se apropria anarquicamente do clássico Shakespeariano para satirizar fatos contemporâneos e o próprio fazer teatral.

O Teatro de Retalhos se dedica à pesquisa e ao aprimoramento técnico dos seus atores, através do grupo de estudos e de treinamento, além de contribuir na formação de novos profissionais através de oficinas. Atualmente tem foco na pesquisa da linguagem do Clown, que está presente no mais novo espetáculo do grupo “Aquelas Coisas” que estreou  maio de 2014.

 

 

Espetáculos:

  • O Despertar da Primavera, em 2008
  • Revolta no País dos Retalhos, em 2010
  • Entre Veias
  •  Deve Haver um Porto
  • Romeu e Julieta – Igual ao outro, só que diferente
  • Aquelas Coisas

 

Contato:

teatroderetalhos@gmail
http://teatroretalhos.blogspot.com.br/

 

 

Print Friendly