• RODRIGO_CUNHA01
  • RODRIGO_CUNHA02
  • RODRIGO_CUNHA03

Nome completo: Rodrigo Cunha Santos

Nome Artístico: Rodrigo Cunha

Cidade de Nascimento: Recife – PE

Início das atividades: 1999

Atividades Realizadas: Ator, Direção Cênica, Iluminação, Figurino, Cenografia

Imagens: Acervo pessoal

 

 

O primeiro contato de Rodrigo com o teatro foi na infância, através do espetáculo “Maria Borralheira”, de João Constantino, no Santa Isabel. Logo após, em idade escolar, gostou de participar de esquetes dramáticas nas aulas de religião do Colégio Marista São Luís. Sua falta de timidez e desempenho chamaram a atenção de colegas mais velhos, que o incentivaram a participar de um grupo dedicado ao teatro que se reunia após as aulas. Sendo assim, a escola foi o ambiente que fez o futuro ator expandir o seu olhar para além das cadeiras da platéia.

“Posso dizer que comecei com o pé direito. Os colegas e instrutores me apresentaram a um mundo vasto de textos, autores e suas particularidades. Minha leitura tornou-se mais intensa pela minha curiosidade e o prazer encontrado ao ensaiar aquelas histórias”, afirma Rodrigo. Sua primeira apresentação trazia consigo uma obra de respeito:  “O Pequenino Grão de Areia”, de João Falcão, com direção de Silvio Pinto. Logo após, Falcão seria revisitado com a peça “Muito pelo Contrário”. E então, os olhos de Rodrigo Cunha já estavam devidamente focados no que seria o seu alvo futuro: As artes cênicas.

 

Formação:

Licenciatura em Educação Artística/ Artes Cênicas. Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
Pós-Graduação “lato sensu” : Especialização em Cultura Pernambucana. Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE. Recife – PE
Curso Regular de Teatro – Curso de formação do ator. Realizado pelo SESC Santo Amaro – PE (nível técnico)

Para cursos complementares, oficinas, workshops, congressos e pesquisas, faça o download do currículo completo de Rodrigo Cunha, clicando aqui.

 

Atividades:

Desde os estudos, Rodrigo vem construindo uma sólida atuação no segmento cênico, tendo se envolvido em 38 obras teatrais como dramaturgo, ator, diretor, cenógrafo, iluminador e também elaborando figurinos, além de conciliar com a carreira de professor, orientador de núcleo de pesquisa cênica e coordenador pedagógico do setor teatral do SESC Santo Amaro, em Recife.

Entre os trabalhos discentes de maior destaque, estão o posto de Diretor-pedagógico do grupo de teatro Coletivo Domínio Público, vencedor de cinco prêmios no Festival Estudantil de Teatro e Dança 2012, com Melhor Maquiagem, Cenário, Direção/Encenação, Melhor Espetáculo e, ainda, um prêmio especial para trilha sonora, com o espetáculo “Pássaros dos Sonhos”.

Outro conceito inovador trazido por Rodrigo é o trabalho com o Coletivo Bárbara Idade, que em 2013 ganhou o prêmio de destaque do 11º Festival Estudantil de Teatro e Dança no Recife, com “Alumbramento Bandeira”. A idéia uniu escritos do poeta pernambucano Manuel Bandeira, à  infância dos atores, cenas com projeções de imagens, depoimentos e um trecho do filme “A filha do advogado”. O Coletivo desenvolve trabalhos de pesquisa e interpretação com integrantes entre 62 e 74 anos.

 

Fotos: 

Confira a galeria de trabalhos realizados por Rodrigo Cunha:

 

Contato:

orodrigocunha@gmail.com

 

 

Print Friendly