O Poste – Soluções luminosas

 

Histórico: 

O grupo  O Poste: Soluções Luminosas surgiu no ano de 2004 como grupo de Iluminação Cênica e durante a sua trajetória  assessorando tecnicamente companhias e grupos desenvolveu atividades em vários espetáculo como:”Brincadeira e Natureza”.Direção:Chico Domingues(2011);“Relações Enquadradas”.Direção:Claudio Lira (2011);“A Morte do Artista Popular”.Direção:Antônio Cadengue (2010);“Manual Prático Para Felicidade”.Direção:William Sant’anna. (2009);“De Uma Noite de Festa”.Direção:Wellington Junior. (2009);“Sonho Possível”.Direção:Naná Sodré (2008);“Enamorados:a Demanda do Amor”.Direção: Galiana Brasil. (2008);

“Historinhas de Dentro”. Direção: Samuel Santos. (2008);“Três Causos de Castro Alves”.Direção: Samuel Santos. (2008);“Cordel Adolescente”.Direção:Naná Sodré (2007);“O Bom Samaritano”.Direção:Samuel Santos. (2007);“O Circo Rataplan”.Direção Samuel Santos. (2007);“O Cão Sem Plumas”. Direção: Camilo Cavalcanti. (2007);“Hoje é dia de Rock!.Direção: Fátima Aguiar (2007);“Psicoses 4.48”.Direção:Wellington Junior. (2007);“Zé :um Torcedor do Sport”.Direção: David de Luca.(2006);“O Amor do Galo pela Galinha D’água”. Direção: Samuel Santos.  (2006);“O Canto do Teatro Brasileiro”.Direção: Rose Mary Martins e João Denis. (2006);“Lição de Botânica”. Direção: Roberto Lúcio (2006);“Sintonia”.Direção: Sdenik.(2006);“Poesia ao Vivo”.Direção:Sônia Bierbard.(2006)-“A Falta queAma”.Direção: Chico Domingues. (2005) -“Intimidades”.Direção: Vanise. (2005)-“Prometeu Acorrentado”.Direção: Almir Martins. (2004)-“Um Morto queViveu”.Direção:Produtora Parabólica. (2004).

 

Com os trabalhos desenvolvidos no campo do Designer de Luz é detentor de  03 prêmios  ,são eles: APACEPE de Teatro e Dança (2007) – Melhor Iluminação “O Amor do Galo pela Galinha D’água”;APACEPE de Teatro e Dança (2009) – Melhor Iluminação “Historinhas de Dentro”;Festival de Teatro Estudantil- Rio de Janeiro(ECOAR-2009)- Melhor Iluminação“Enamorados a Demanda do Amor”.

O grupo  ministrou também  Curso de Extensão em Produção Cultural-UFPE (2008), Leciona oficinas nas turmas de Teatro dos SESC Santo Amaro e Piedade e na Escola Fiandeiros de Teatro e Coordena  tecnicamente desde 2007  o projeto SESC Palco Giratório Edição Recife – PE.

No ano de 2009 com a entrada de novos integrantes , ampliou-se também  seu campo de atuação ,ou seja, além de grupo de Iluminação, um grupo também  de produção artístico pedagógico onde a pesquisa teatral calcada no resgate antropológico aliado ao teatro físico passaram a nortear as ações dos seus  componentes.

Já com o perfil de grupo de pesquisa voltado para a interpretação e para os elementos que compõem a cena, pois o cenário, a iluminação, o figurino e a direção são feitas por integrantes do próprio grupo , produz desde 2009 além de oficinas  o espetáculo “Cordel do Amor Sem Fim” texto de Cláudia Barral, com direção de Samuel Santos. 

O espetáculo supracitado que em outubro de 2011 completou dois anos em evidência contando as diversas temporadas que cumpriu nos principais teatros da capital pernambucana e sua  circulação pelos principais festivais internacionais e nacionais  de teatro do Brasil como: Festival Internacional de Londrina (PR), Brasília Cena Contemporânea (DF), Porto Alegre em Cena (RS), Festival BNB de Artes Cênicas (CE), Bienal Nacional Potiguar de Teatro (RN) e Janeiro de Grandes Espetáculos (PE), é detentor de 16 indicações e 08 prêmios dentre eles melhor atriz, melhor atriz coadjuvante,melhor ator,melhor sonoplastia,melhor direção e melhor cenário.

A montagem teatral fará circulação nacional em 2012 através dos prêmios  de dois editais nacionais o Prêmio Funarte de Teatro  Myriam Muniz  e o Prêmio Procultura de Estimulo ao Circo, Dança e Teatro. Os integrantes do grupo O Poste:Soluções Luminosas são Agrinez Melo, Naná Sodré e Samuel Santos.

 

Integrantes:

Agrinez Melo

Atriz, Figurinista, Light Designer e sócia do grupo de teatro O Poste:Soluções Luminosas, formada em Licenciatura em Educação Artística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e na mesma instituição no Departamento de Antropologia fez parte nos anos de 2009 e 2010 do grupo de estudos sobre a Antropologia do Imaginário, focando os seus estudos no imaginário de Oxum concernente no espetáculo “Cordel do Amor Sem Fim”, onde atua como atriz e produtora. Ainda na sua formação artística realizou oficinas com Lúcia Cheidck, Ana Camatti e  Antônio Guedes. Participou de grandes espetáculos, como: “Nau a vista” do grupo Marco Zero/2005,  “Um livro de Fábulas” com o Grupo Marco Zero/2005 e atualmente participa do  premiado espetáculo com a concepção voltada para as religiões de Matriz Africana o “Cordel do Amor sem Fim” com direção de Samuel Santos. Neste espetáculo foi detentora dos Prêmios de “Melhor Atriz Coadjuvante” nos Festivais II Bienal Nacional Potiguar de Teatro /2010 e  Janeiro de Grandes Espetáculos /2011.

Naná Sodré

Atriz, Light Designer e sócia do grupo de Teatro O Poste:Soluções Luminosas. Formada em Licenciatura em Educação Artística-Artes Cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde também atuou como docente ministrando as disciplinas Iluminação Cênica e Historia das Artes – Teatro. Ainda na pedagogia do teatro é consultora da Fundação Roberto Marinho e professora em cursos de teatro e nas unidades do SESC.Como atriz participou de vídeos institucionais para o MEC, campanhas  publicitárias voltadas para a saúde da mulher , cinema e teatro em produções diversas, em teatro destaca-se os trabalhos: “Aí Serpente”, direção: Roberto Lúcio/2000, “ Salomé”, direção Ricardo Bigi/2000, “Um Livro de Fábulas” com o Grupo Marco Zero/2004, “Historinhas de Dentro” direção de Samuel Santos/2008 e atualmente é produtora e atriz do premiado espetáculo com a concepção voltada para a questões concernentes as religiões de Matriz Africana  “Cordel do Amor Sem Fim” com direção de Samuel Santos, com este espetáculo foi ganhadora do Prêmio APACEPE de Teatro e Dança- Festival Janeiro de Grandes Espetáculos de   como Melhor Atriz  de Pernambuco no ano de  2011.


Samuel Santos       

Samuel Santos é ator há 20 anos, sócio do grupo de teatro O Poste: Soluções Luminosas e desde 2000 vem trabalhando nos palcos como diretor e professor de oficinas e cursos de teatro em Pernambuco e em outros estados do NE , em espetáculos adultos e infantis. Tendo na sua formação cursos e oficinas com: Antunes filho, Cybele Forjaz, Antonio Abujamra, Roberto Lúcio, João Denis, José Manoel, Bárbara Heliodora e Marco Camarotti. Tem no currículo direções de sucesso, como “A Terra dos Meninos Pelados”, de Graciliano Ramos, detentor de 09 prêmios APACEPE no Festival Janeiro de Grandes Espetáculos/2003, “A Cantora Careca” representante do Nordeste no Concurso Criação Teatral Volkswagen, em São Paulo em 2002, “Não Feche os Olhos Esta Noite” de Paulo Oliveira Lima, ganhador do Prêmio de Melhor espetáculo da Mostra Paralela do Festival Janeiro de Grandes Espetáculos 2003, “O Amor do Galo pela Galinha D’Água” texto de sua autoria e ganhador do prêmio APACEPE de melhor espetáculo para infância no Festival Janeiro de Grandes Espetáculos/2006, “Historinhas de Dentro” também de sua autoria, detentor dos prêmios APACEPE de melhor Diretor, Autor e Melhor Espetáculo Júri Popular no Festival Janeiro de Grandes Espetáculos/2008 e atualmente dirige o premiado  espetáculo adulto com concepção voltada para as religiões de Matriz Africana “ Cordel do Amor Sem Fim”, ganhador de 16 indicações e 08 prêmios em dois Festivais competitivos que participou entre os anos de 2009 e 2011.

 

Espetáculos:

  • A Receita
  • Ombela
  • Anjo Negro
  • Cordel do amor sem fim

 

Fotos:

 

Contato:

O POSTE
Rua da Aurora, 529 (próximo à Secretaria de Defesa Social – Polícia Civil, esquina da Aurora com Princesa Isabel)
Fone: 81 8835 6304 |  8727 8057 |  8649 6713 |  8768 5804
oposte.oposte@gmail.com
http://oposteoposte.blogspot.com.br/

 

 

Print Friendly