O Amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas – Trupe Ensaia Aqui e Acolá

 

Ficha Técnica:

Texto: Trupe Ensaia Aqui e Acolá

Encenação: Jorge de Paula

Atores: Andréa Veruska, Andréa Rosa, Iara Campos, Jorge de Paula, Marcelo Oliveira e Tatto Medinni.

Figurino: Marcondes Lima

Cenário: Jorge de Paula

Iluminação: Sávio Uchoa

Operação de luz: Dado Sodi

Maquiagem: Trupe Ensaia Aqui e Acolá

Pesquisa de trilha sonora: Trupe Ensaia Aqui e Acolá

Operação de som: Juliana Montenegro

Produção: Trupe Ensaia Aqui e Acolá.

 

Sinopse:

A peça é inspirada no folhetim de Carneiro Vilela, A emparedada da Rua Nova. Na versão teatral da Trupe Ensaia Aqui e Acolá, os elementos que renderiam um melodrama de circo ganham um contorno paródico, através do contraste entre um gênero sério e seu tratamento em chave cômica. Referências à cultura pop dão o sabor desta comédia que resgata o conto do imaginário popular para fazê-lo reviver de maneira crítica e bem humorada.
A Emparedada da Rua Nova, principal obra do escritor pernambucano Carneiro Vilela, é o mote do novo espetáculo da Trupe Ensaia Aqui e Acolá. Em O Amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas, somente algumas características dos personagens principais do romance original são mantidas — a obra de Carneiro Vilela é apenas o ponto de partida escolhido para trabalhar o circo-teatro e seu principal gênero dramático: o melodrama. Inspirado nos clichês presentes em folhetins, cinema e novelas, o grupo tomou a liberdade de alterar o clássico da literatura pernambucana, inserindo reviravoltas e um novo desfecho para o casal que viveu um amor proibido no Recife do século XIX.

 

Prêmios:

Contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2008, concebido pelo Governo Federal, estreou em 2010 e recebeu no 17° Festival Janeiro de Grandes Espetáculos 2011 os prêmios de Melhor Espetáculo (categoria adulto), Melhor Espetáculo (júri popular) e Melhor Maquiagem (Trupe Ensaia Aqui e Acolá).  O espetáculo participou de importantes festivais de teatro no Brasil (Cena Contemporânea – Brasília, Porto Alegre em Cena), participou do 15° Palco Giratório – Rede SESC de intercâmbio e difusão das artes cênicas – realizando apresentações por todos os estados brasileiros. Em 2014 realizou sua primeira turnê internacional com dez apresentações em cinco cidades de Portugal.

 

Fotos:

Confira imagens do espetáculo. Fotos de divulgação.

 

Videos:

Contato:

TRUPE ENSAIA AQUI E ACOLÁ
http://trupeensaiaaquieacola.blogspot.com.br/

 

 

Print Friendly