Nome completo: Maria Ivone Carvalho

Nome Artístico: Maria Ivone Carvalho

Cidade de Nascimento: Chorrochó – BA

Início das atividades: 1994

Formação: 
Odontologia – UFPE
Especialista em Literatura Africana – FAFIRE

Atividades Realizadas: Confecção e manipulação de bonecos, Contação de história

 
 

ivone_titulo

O universo cênico se descortinou aos olhos de Maria Ivone aos quatro anos de idade, durante uma viagem com os pais. “Como eu era muito pequenininha, não lembro o lugar onde estávamos, mas uma coisa se manteve viva na minha memória até hoje, que foi um cenário cheio de cores, com bonecos que me encantavam e arrancaram sorrisos do meu rosto de criança”. E ali estava plantada a semente de uma vida onde a arte nunca mais deixou de se fazer presente.

Maria Ivone nasceu em Chorrochó, interior da Bahia que, segundo ela, é uma cidade que respira o passado. As ruas e as casas do município natal eram como um portal para as infinitas histórias que faziam lar em sua imaginação. A arquitetura e a natureza local também foram palco da passagem de uma das figuras mais emblemáticas da história do Nordeste: Antônio Conselheiro, líder do povo de Canudos.

“Talvez por isso eu ame tanto o passado. Gosto de descobri-lo e estudá-lo,de me conectar com minhas raízes e aprender com elas. Enquanto muitos dizem que ele aprisiona, eu digo que ele abre a mente e nos impulsiona para a frente. É só uma maneira de olhar as coisas”, afirma Ivone.

 

ivone_texto

Ter passado a infância num cenário mítico como Chorrochó ativou a sensibilidade da menina. O espetáculo com bonecos sedimentou a presença da arte em sua vida. O tempo passou, e Maria Ivone agregou para si outros interesses, sem nunca deixar de ser tocada pelo belo. Tanto, que sua família acha graça na sua inclinação pelo teor artístico das coisas: “há beleza em tudo nesta vida. Vê-las é uma questão de educar o seu coração e abrir a sua mente. Hoje eu tenho comigo muitas coisas que pertenceram aos meus antepassados, que me inspiram com novas idéias”, conta. E foi justamente o novo que a chacoalhou depois de crescida.

Após sedimentar uma carreira como odontóloga, Ivone se deu a oportunidade de frequentar cursos, oficinas e workshops para recuperar o contato com aqueles que lhe abriram o sorriso quando criança: Os bonecos.

“Os cursos me deram um panorama que eu nem sabia que eu era capaz de atingir. O lúdico foi quem me guiou, e hoje, além de confeccionar, eu manipulo e conto histórias”, revela. O que Maria Ivone Carvalho faz é transpor a atuação humana para um objeto a princípio inanimado, mas assim como o ator de carne de osso, é um hospedeiro para as histórias de diversos autores que desejam tocar o público.

De acordo com Ivone, o manipulador de bonecos, quando apaixonado pelo que faz, vai atrás da essência do seu trabalho, procura entender, estudar e pesquisar, “além de obter capacitação e aprofundamento de sua técnica para que os espetáculos cumpram a função de abrir a mente do espectador, provocando desde a risada à reflexão crítica acerca do nosso contexto. Ele é um ator do imaginário popular”, explica.

Hoje Ivone participa de projetos que envolvam bonecos, contação de história, cultura popular e educação, além de promover capacitação nessas áreas de sua atuação.

 

Fotos:

 Confira a galeria de trabalhos com Maria Ivone Carvalho. Imagens: Acervo Pessoal

 

Contato:

odontocarvalho@hotmail.com
81 9812.8039

 

 

Print Friendly