Nome completo: Esileide Maria Vieira

Nome Artístico: Leide Vieira

Cidade de Nascimento: Rio de Janeiro – RJ

Início das atividades: 1983

Atividades Realizadas: Produtora Cultural

Imagem: Renato Filho

 

 

Carioca de nascimento e recifense de coração, Leide chegou em terras pernambucanas ainda pequena, e começou sua trajetória cênica no início dos anos 80, na antiga Associação dos Artistas e Técnicos, que anos depois iria se tornar o Sated Pernambuco, com Paulo de Castro. Passou pelos ofícios de Secretária e assistente. “O sindicato ainda não era conhecido nem tinha a força que possui hoje, por isso, desempenhei a tarefa de abordar pessoalmente a grande miríade de artistas que transitavam pela capital, a fim de mobilizar a classe”, revela a produtora.

De contato em contato, ela foi estabelecendo laços e aprendendo as particularidades da realização de espetáculos, o que lhe garantiu uma boa dose de conhecimentos técnicos para pôr em prática parcerias com a cena local. Em 1987 mudou-se para São Paulo, e lá encontrou diversos artistas pernambucanos que buscavam ampliar seus horizontes artísticos.

Nesse período, produziu o espetáculo “A Mais Forte” com a atriz Magdale Alves, que vinha de uma trajetória bem sucedida no Recife. Após alguns anos como servidora da USP, Leide retorna ao Recife e põe em prática a vivência adquirida no Sudeste, fundando a Rainbow Produções e Eventos em 2005.

 

Além de espetáculos, a atuação de Leide também abraça ações voltadas à formação e capacitação da classe artística: “Justamente por vivermos numa reunião carente de cursos formais no segmento artístico e muita criatividade, vejo que é necessário um fortalecimento da classe, para que encontremos meios de escoar a nossa produção”, diz a produtora, que aproveita seus conhecimentos de pedagoga para direcionar suas idéias em benefício da classe.

Leide também atua no segmento da economia criativa no Catavento Criativo, uma iniciativa apoiada no planejamento, pesquisa, gestão e reinvenção de conceitos e valores culturais, focada no fortalecimento e sustentabilidade.  Entre os principais resultados obtidos, estão projetos e produtos na área de conteúdo, formação, capacitação e entretenimento. A parceria faz alusão ao vento, que assim como a cultura, atinge a tudo e a todos. “É esse espírito contagiante que pretendemos passar com esta idéia: queremos espalhar conhecimento e ver cada vez mais este setor em pleno estado de criação”, explica.

 

Fotos:

 

Contato:

rainbow_proventos@yahoo.com.br

 

 

Print Friendly