• KATIA01
  •  

Nome completo: Kátia Virgínia da Silva

Nome Artístico: Kátia Virgínia

Cidade de Nascimento: Recife – PE

Início das atividades: 1987

Atividades Realizadas: Produção, sonoplastia, contra-regra

Cursos realizados:
Iluminação Teatral com Vinicius Feio (SATED – PE, 1990)

 

 

Kátia Virgínia pode se considerar um dos ícones da cena teatral pernambucana. Mulher de personalidade observadora e dinâmica, ela adentrou no universo cênico a convite de amigos que já trabalhavam na área. “Eles enxergavam em mim algo que eu nem desconfiava. Eu posso dizer que me encontrei no teatro. Sempre amei a etapa de planejar e executar algo nos mínimos detalhes”, revela. Tal postura rendeu-lhe  o posto de uma das mais queridas e reconhecidas contra-regras da cena.

E qual o segredo dela? “Amor pelo que faço. Percebo a minha função tão importante quanto todas as outras, e me valorizo à medida em que valorizo todos ao meu redor. Teatro é que nem um corpo: se um órgão não tá funcionando bem, todo o conjunto também vai mal”, conclui. Tal postura fez com que ela buscasse informação nos diversos segmentos que compõem a atividade cênica, para poder entender e desempenhar melhor o seu papel. Por isso, ela recorre a cursos, oficinas e workshops sempre que tem oportunidade.

“E não são poucas as chances. Por estar inserida diretamente no meio, consigo encontrar uma folga e participar de tais atividades, para não ficar parada no tempo. A nossa área é dinâmica por natureza, então dá pra nos acomodarmos e achar que sabemos de tudo. Outro ponto importante: Nunca se sabe quando você precisará usar outros conhecimentos que não os seus, no dia em que a equipe estiver desfalcada”, ensina. Tendo isto em vista, Kátia pôde aprender com nomes do quilate de Henrique Rodrigues, Augusta Ferraz, Raimundo Branco, Simone Figueiredo, Cláudia São Bento, Manoel Constantino, Jorge de Paula, Black Escobar e Carlos Bartolomeu, acumulando cerca de 50 espetáculos em sua bagagem.

 

 

Print Friendly