Nome completo: João Pedro de Abreu Leite

Nome Artístico: João Pedro Leite

Cidade de Nascimento: Recife – PE

Início das atividades: 2007

Atividades Realizadas: Iluminador /  Ator

 

 

João Pedro vem atuando como ator, assistente e iluminador desde 2007 da cena teatral recifense junto ao o Grupo da Quinta, conjunto vocal e instrumental, que vem desenvolvendo uma pesquisa artística multidisciplinar buscando uma formação mais abrangente do intérprete, ator, cantor e instrumentista. A iniciativa reúne estudantes, professores e profissionais das Artes Cênicas, Plásticas, Música e Visuais da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), do Conservatório Pernambucano de Música e do Conservatório de Música de Olinda.

A experiência com o Grupo da Quinta lhe permitiu transitar por diversos gêneros e se aprofundar no processo criativo cênico. “Enquanto ator, não me limitei apenas ao texto. Teatro é a integração da emoção com a técnica, para que tudo possa fluir bem e tocar o espectador. Com o tempo, fui me interessando pela técnica e adentrei nesse mundo fascinante da iluminação”, revela. Acompanhar um grupo detentor de vários prêmios, dentre eles o Myriam Muniz e o Funarte – Petrobras de Circulação Nacional, lhe trouxe a maturidade para encarar a responsabilidade de fazer com que a luz deixe de ser coadjuvante para enriquecer a história contada no palco.

Em 2011, resolveu se aprofundar no ofício de iluminador, ao participar de um curso promovido pelos profissionais Saulo Uchoa e Dado Sodi na Casa Mecane. Logo após, obteve o certificado técnico após passar pelas mãos de Cleison Ramos, um dos mais respeitados nomes da nova geração de iluminadores pernambucanos. Em 2012, João Paulo ainda teve a oportunidade de ser orientado por uma das profissionais mais requisitadas do estado, Luciana Raposo, junto aos espetáculos “Caxuxa”, com direção de Lívia Falcão; “O Ilusionista” com direção de João Lima e “Daquilo Que Move o Mundo”, com direção de Tiche Vianna.

Formação:

Oficina de Iluminação Teatral com Saulo Uchoa e Dado Sodi pela Casa Mecane (2011)
Estágio orientado por Luciana Raposo, Casa Mecane (2012)
Iluminação Técnica, com Cleison Ramos, Teatro Joaquim Cardozo (2013)

 

Fotos:

 Confira a galeria de trabalhos com João Pedro Leite. Imagens: Acervo pessoal e Retrographie – Atelier de Imagem

 

Contato:

81 9528.2882

 

 

Print Friendly