Nome completo: Iara Campos

Nome Artístico: Iara Campos

Cidade de Nascimento: Palmares – PE

Início das atividades: 2000

Formação:
Artes Cênicas (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE)

Atividades Realizadas: Atriz, bailarina e produtora cultural

Imagem: Acervo Pessoal
 

 

Nascida em Palmares, Iara Campos sempre conviveu com as artes desde pequena. Sua irmã, Iris, também se apaixonou pelos palcos, sendo facilmente encontrada em projetos de renome no segmento cênico. Mas Iara não quis somente estar no palco. Sua inclinação para o teatro lhe provocou de tal forma que ela se viu numa missão impulsionada pela sua personalidade curiosa: além de atriz, bailarina e produtora cultural, ela também pesquisa o Teatro e suas nuances.

“Talvez pelo fato de que eu necessitasse entender o teatro para poder vivenciá-lo com mais verdade, eu busquei leituras. Quando eu chegava num ponto onde a minha fome de saber encontrava um muto, eu o quebrava, indo atrás das minhas próprias fontes e descobertas”, revela.

De tanto buscar conhecimento, Iara se envolveu em duas companhias famosas pelo trabalho de busca por informações que contribuem na assimilação de conceitos e desenvolvimento de linguagens: a Trupe Ensaia Aqui e Acolá, formada por arte-educadores comprometido com a investigação teórico-prática sobre as formas marginalizadas de teatro, teatro para infância e juventude, circo-teatro e o teatro folclórico, além do Grupo Grial de Dança, formado a partir de uma iniciativa do escritor Ariano Suassuna  e a coreógrafa Maria Paula Costa Rêgo.

 

Fotos:

Fotos de Angélica Gouviea, Flávio Gusmão, Val Lima e  Renata Vieira.

 

 

Print Friendly