Nome completo: MARIA DE FÁTIMA MARINHO

Nome Artístico: FÁTIMA MARINHO

Cidade de Nascimento: Recife – PE

Início das atividades:1970

Atividades Realizadas: Atriz / Diretora / Produção Cultural

Imagem:Cadastro

 

Histórico:

Maria de Fátima Marinho é formada em comunicação social, mas é mais conhecida pelo seu trabalho como palhaça, produtora e atriz. Exatamente nesta ordem. “É pra vocês verem o quanto eu valorizo a arte circense”, brinca. A sua história com o circo começou na década de 60, com o circo da Raposa Malhada, circo-teatro fundado pelos atores Diva Pacheco, José Pimentel e Evandro Campelo, em Fazenda Nova, interior de Pernambuco.

A palhaça Pipoquinha, personagem mais famosa do seu repertório, foi criado num momento peculiar da história do circo pernambucano, durante a vigência do projeto Circo Popular do Recife, iniciativa da Prefeitura do Recife na década de 80, que mudava de bairro a cada 15 dias, atendendo as comunidades da periferia da capital pernambucana.

Atualmente, ela segue com o seu Grupo Pipoquinha, entidade cultural voltada às comunidades da zona oeste do Recife, como Engenho do Meio, Roda de Fogo, Torrões e outros. A iniciativa oferece oficinas de teatro, música, dança, circo e capoeira angola,todos gratuitos, com participação voluntária de professores.


Contato:

fatimapipoquinha@hotmail.com

 

 

Print Friendly