Nome completo: Eronlido Januário da Silva

Nome Artístico: Eron Villar

Cidade de Nascimento: Recife – PE

Início das atividades: 1999

Atividades Realizadas: Ator, iluminador, produtor, dramaturgo

Imagens: Val Lima

 

 

 

Foi junto dos bonecos do Mamulengo Só-Riso que Eron Villar abriu os braços para o universo cênico, de forma profissional. “A vontade de experimentar esse caminho vem desde pequeno. De alguma forma, eu me interessava por tudo que se relacionava a este ofício, desde a interpretação, como os meandros da luz, que sempre me chamou a atenção, ao se mostrar mais do que mera coadjuvante da história”, revela Villar, que em 1999 foi operador de luz para o diretor dos mamulengos, Fernando Augusto Gonçalves.

Em paralelo a este trabalho, montou no mesmo ano o Grupo Engenho de Teatro, junto a Alexsandro Souto Maior, que completou 15 anos de atividades em 2014. A iniciativa em construir um caminho próprio foi algo benéfico em sua carreira, pois “a rotatividade de funções surge naturalmente quando se precisa gerir, coordenar, elaborar projetos, escrever, dirigir… Tive um contato intenso com o exercício de fazer teatro”, explica.

 

Atividades:

Em 2002, dentro do Grupo Engenho de Teatro, assinou seu primeiro projeto de luz, para a peça “O Terceiro Dia”, texto de Alexsandro Souto Maior, cuja direção também ficou a cargo de Villar. Conforme ganhava experiência, Eron transitava em outras companhias. Em 2004, munido de experiência, referências e prática acumulada, assinou o projeto de luz para “Contrastes”, da Compassos Cia. de Dança, um espetáculo de teatro-dança, onde a  luz conduz o espectador pelos seis atos, dialogando com os movimentos, trabalhando os opostos através de luz branca, velas, refletores, abajures e sombras. Outro ponto de destaque em sua carreira é a direção e projeto de luz para “Mariano, irmão meu”, vencedor do Prêmio Literário Cidade de Manaus e do Prêmio Myriam Muniz, ambos em 2011.

Além do Grupo Engenho de Teatro, Eron também exerce coordenação técnica cênica para várias iniciativas locais, como:

Festival Recife do TEeatro Nacional – 2008, 2009, 2010
Festival SESC Palco Giratório – 2012, 2013, 2014
Festival de Inverno de Garanhuns – 2007, 2008, 2009 – Coordenação Geral em 2010.
Festival de Dança do Recife – 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012
Cena Cumplicidades – Produção Executiva

 

Formação:

Artes Cênicas – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Oficina de Iluminação Cênica “Pintando com a Luz” – com Jorge de Carvalho

 

Fotos:

Confira a galeria de trabalhos com Eron Villar, por Val Lima

 

Contato:

eronvillar@gmail.com

 

 

Print Friendly