Nome artístico: Dado Sodi

Nome completo: Darlyson Albuquerque

Ano de início das atividades: 2005

Cidade de nascimento: Timbaúba – PE

Formação: Artes Cênicas (UFPE) – Licenciatura / Escola Sesc de Teatro – Técnico

Atividades Realizadas: Ator, iluminação, produtoção e arte-educação

Cursos Realizados: View Points – Grupo Espanca (MG), Improvisação – Grupo As 3 (MG)

Imagens: Arquivo pessoal

 

diversidadeempessoa

Dado iniciou seu contato com o teatro aos 5 anos de idade, quando os pais da vizinhança onde morava se juntaram para montar um texto de Monteiro Lobato. As idas ao circo e os programas de televisão que assistia contribuíram para aumentar o seu desejo de atuar.

Conforme cresceu, procurou inserir o teatro em todas as atividades que lhe apareciam no meio escolar. Tamanho empenho rendeu a criação de um grupo chamado “Os Fantásticos Mirins”, que tornou-se famoso em Timbaúba e região circunvizinha.

Aos 18 anos, Dado chega ao Recife e presta vestibular de turismo, embora sua paixão seja o teatro. Para aplacar sua fome de texto e de palcos, ele buscou o SESC e deu início aos estudos técnicos nesta área. Seu desempenho chamou a atenção da Professora Evânia Copino, que o convidou para integrar a turma do módulo avançado, posteriormente o escalando para “Maldita Parentela”, montagem que circulou em Garanhuns, Triunfo, Cabo, Vitória e Recife.

Ainda no Sesc começou a dar os primeiros passos em produção, passando por todos os estágios do feitio cênico. “Sempre há uma demanda por determinado profissional, e na falta deles, a gente tem que entrar em campo para não deixar o espetáculo parar”, afirma Dado. Foi assim que ele aprendeu a lidar com iluminação, direção de arte, entre outros aspectos dos bastidores.”Hoje me dedico somente à produção, mas se não fosse isso tudo que aprendi, não poderia estar onde estou”, conclui.

Hoje Dado Sodi mantém um espaço voltado ao setor cênico, com cursos, workshops, oficinas e espetáculos. É a Casa Mecane, localizada na Avenida Visconde de Suassuna, centro do Recife.

 

 

Print Friendly