• Companhia_Lionarte (9)
  • Companhia_Lionarte (12)

Companhia de Eventos Lionarte

 

Quem pensa que somente os grandes centros urbanos possuem grupos representativos do universo cênico está muito enganado. No município de Limoeiro,  a Companhia de Eventos Lionarte promove o resgate das expressões populares e a diversidade de linguagens culturais desde 1988. Seus primeiros passos foram dados a partir da vontade de um grupo de estudantes oriundos do curso de formação de atores e técnicos, promovido pela prefeitura do município um ano antes. O grupo é conhecido pelo intenso trabalho de pesquisa não só no segmento cênico, mas também em literatura, música e os saberes e tradições da cultura local.

Sua trajetória fez com que se tornasse a mais forte referência do setor no agreste setentrional, com um vasto currículo de projetos aprovados e espetáculos consagrados por público e crítica. Entre os diferenciais da Lionarte, está a preocupação em não limitar a prática teatral à seara do entretenimento. Para tanto, eles realizam saraus, parcerias com escolas e bibliotecas em ações de formação de público, encontros de políticas culturais, lançamentos de obras e eventos como o Festival de Teatro de Limoeiro, desde 1996.

A Lionarte tem seu foco na integração entre a consciência cultural e social do cidadão, unindo o erudito e o popular, através de espetáculos, leituras, oficinas e interação entre grupos de várias cidades do estado. Seu elenco também é responsável pela descoberta de novos talentos, que possam manter viva a chama do palco para as próximas gerações.

 

lionarte_titulo

Ao longo de sua trajetória, a companhia marcou presença em cerca de 20 festivais pelo Norte e Nordeste, com destaque para o Festival Nacional de Teatro de Macapá (AP), em 2008; a 1ª Bienal Nacional do teatro Potiguar, no Rio Grande do Norte, em 2010 e o Projeto Teatro no Sítio da Trindade, em Recife(PE), no ano de 2011. Essas e outras participações enfatizam a vocação que o grupo assume em levar o teatro onde o público está.

Para Radamés Moura, integrante da companhia, o êxito da Lionarte encontra-se no fato de sua raiz ter vínculos com o hábito do estudo e da pesquisa. “Sem querer desmerecer outras iniciativas que surgem do ímpeto sensível dos artistas, mas nós nunca deixamos de ir atrás de um escopo sólido, que nos desse mais segurança para que a nossa voz interior pudesse crescer com propriedade e compromisso com o fazer teatral. O estudo e a pesquisa nos manteve com os pés no chão, nos mostrando a complexidade que envolve o universo cênico, que é muito mais que aplausos e holofotes. Ele é um observatório da vida, do contexto social, político e cultural de um povo. Quem não entende isso está fadado a uma carreira rasa e efêmera”, conclui.

Diversidade sempre foi a palavra-chave do teatro. E a Lionarte vem provando que o palco está em todos os lugares de um país, onde houver vontade de aprender, disseminar e crescer. A arte abraça várias linguagens, com o único propósito de fazer o homem repensar a sua própria realidade e reafirmar a sua busca por liberdade.

 

Fotos:

Confira imagens da Cia. Lionarte. Fotografias pertencentes ao acervo do grupo.

 

Videos:

 

Contato:

www.lionarte.blogspot.com.br/

 

 

Print Friendly