• CLEYTON_02
  • CLEYTON_03
  • CLEYTON_01

Nome completo: Cleyton Cabral

Nome Artístico: Cleyton Cabral

Cidade de Nascimento: Paulista – PE

Formação:
Criativo – Brother Escuela de Creativos Buenos Aires, Argentina
Publicidade e Propaganda – Faculdade Maurício de Nassau

Início das atividades: 2000

Atividades Realizadas: Ator, dramaturgo

Imagens: Acervo Pessoal

 

Ator, dramaturgo, publicitário. Embora esses termos apresentem ofícios diferentes, todos estão inseridos no campo da criação. E criação é o que não falta à trajetória de Cleyton Cabral, para quem escrever sempre foi uma força motriz na observação da vida e na construção de suas ideias. Seu blog, batizado Cleytudo, é uma síntese de seu espírito de ‘flaneur’ das ruas, das janelas e dos sentimentos.

Com textos curtos que passeiam por diversos gêneros, entre contos, poemas e crônicas, é uma base constante de adaptações pela nova geração do teatro pernambucano. De lá saíram espetáculos como “Hoje Quero Falar de Amor”, dirigido por Rafael Almeida e “Amor com mais de quatro letras”, encenado pela Trupe de Copas. Seu primeiro texto feito exclusivamente para os palcos foi “O Menino da Gaiola”, dirigido por Samuel Santos em 2013. O seu livro “Tempo Nublado no Céu da Boca” também rendeu adaptações em espetáculos mais intimistas, encenados sob a plataforma do teatro em casa, tendência crescente nos últimos anos entre a classe cênica do estado.

 

Para caminhar com segurança no universo da criação, Cleyton muniu-se de curiosidade e atenção às diversas expressões, passando pelo popular e erudito. Entre os cursos realizdos para fortalecer sua bagagem, estão Dança Clown, com Beatriz Sayad e Danielle Barros (SP); Teatro de Rua, com Oigalê cooperativa de artistas (RS); Circo, com Armia Escobar (PE), reconhecida internacionalmente pelo Arraial Intercultural de Circo do Recife; Tijolo-Caminho Construtivo do Ator, com João Denys (PE); Interpretação Dramática, com Carlos Carvalho (PE) e Moncho Rodriguez (Espanha); Cavalo-marinho, com Mestre Inácio de Camutanga (PE); Teatro Nô, com Ângela Nagai (SP); O ator-narrador, com Flavio Souza (RJ) e Dramaturgia, com Newton Moreno e Rodrigo Dourado (PE), entre outros.

 

Contato:

www.celytudo.blogspot.com

 

 

Print Friendly