Nome completo: José Caetano da Silva

Nome Artístico: Caetano Silva

Cidade de Nascimento: Recife – PE

Início das atividades: 1998

Atividades Realizadas: iluminador

Cursos realizados: Operação de Luz – Rosco do Brasil e Stage Lighting Solutions – Electronic Theatre Controls (ETC)

Imagens: Arquivo pessoal

 

 

Caetano Silva nunca havia frequentado um espaço cênico até o ano de 1996, quando a empresa de construção civil na qual trabalhava realizou um serviço de reforma do teatro Hermilo Borba Filho. Entregue ao público em 1998, o espaço ganhou um novo iluminador, através da postura observadora do então diretor de Ação Cultural da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Noé Sérgio, e do pesquisador e diretor Romildo Moreira.

A dupla percebeu os cuidados e a atenção dispensada por Caetano a cada etapa concluída ao longo da reforma, e chegou à conclusão que somente alguém que tivesse tamanha dedicação e acumulasse familiaridade com aquele ambiente poderia ser o próximo responsável pela luz. “Dominar a mesa e os demais equipamentos é o mínimo que se espera de um profissional da luz, mas ele precisa também se relacionar com o local da apresentação, saber o que cai bem e de que forma ele pode potencializar seu conhecimento na hora de aplicar suas idéias. Acredito que a minha relação com aquele espaço foi o estopim para a descoberta de um talento que eu nem sabia que tinha”, afirma Silva.

Entre os trabalhos para os quais elaborou a luz, além de operar, está o espetáculo “A Ratoeira”, clássico de Agatha Christie dirigido por Reinaldo de Oliveira, do Teatro de Amadores de Pernambuco. Caetano também emprestou seu talento a outros projetos com música e dança, para artistas e grupos como Claudionor Germano e o espetáculo “3 Compassos”, do grupo de dança Ária Social.

De 1998 a 2000, Caetano Silva foi o responsável pela iluminação do Hermilo Borba Filho. Em 2000, mudou-se para o Teatro Santa Isabel,onde permanece até hoje.

 

Atividades:

O seu currículo inclui participação em grandes companhias e espetáculos, tais como:

II Festival Recife do Teatro Nacional (Técnico de Iluminação) 1998  //  Revolução Praeira (coordenador geral ) 1998  //  Espetáculo Chá em Casa dos Prosorov (Tecnico de Luz) 1999  //  Cia Teatro de Seraphim (Operador de luz) Espetáculos (Retratos de mãe 2000, Senhora dos Afogados 2000, Churchi Blues 2001).  //  Cia Parcas Sertanejas ( Iluminador) Espetáculo (Emparedada da rua nova 2002)  //  Aliança Francesa ( Iluminador) Espetáculo (Longe de Hagondange 2002)  //  Grupo Corpo Cênico  ( Técnico de Luz – espetáculo “Made in Brasil”, 2002)

 

Contato:

caetano345@hotmail.com

 

 

Print Friendly