Nome completo: Antônio Nogueira

Nome Artístico: Antônio Nogueira

Cidade de Nascimento: Campina Grande – PB

Início das atividades: 1982

Formação:
Letras (Universidade Católica de Pernambuco)

Atividades Realizadas: Ator, produtor

Imagem: Acervo pessoal
 

 

Antônio Nogueira leva consigo o teatro que o cativou desde criança. É com este alumbramento que ele continua se entregando às produções das quais participa. Conhecido no meio como um apaixonado por todas as etapas de produção, Antônio assume diversas posturas no fazer artístico. Atua, dirige e produz. Entre as suas maiores preocupações, está o futuro dos palcos.

Para ele, o palco não é para os fracos. Pensando em preparar e apresentar ao público os melhores talentos, leciona teatro desde 1987.

Entre os terrenos cênicos, Nogueira conquistou propriedade na seara da comédia, dos musicais e do teatro infantil, onde mostrou um talento nato para adaptações de contos clássicos, como “A Dama e o Vagabundo”, “Oliver”, “A Noviça e o Capitão”, e muitos outros do gênero. O seu texto adulto é marcado por uma narrativa irreverente, que abre espaço para a observação dos hábitos, expressões e cores locais, com destaque para os sucessos “As Freirigas”, “Salve-se quem puder”, “Rosa Choque e Carvão”, entre outros.

O ritmo dinâmico dos diálogos de suas comédias foi lapidado por dois fatores importantes: o talento nato e a experiência adquirida nas ondas do rádio. O trabalho desempenhado como roteirista e locutor em emissoras como Top FM, Noronha FM e 102 FM lhe permitiu abastecer seu olhar com tipos e situações que conquistaram o público. No direção e produção de textos mais profundos, prevaleceu a pesquisa e o esmero estético e de conteúdo, como nas adaptações de “Os fuzis da Senhora Carrar”, “Madleia” e “Anjos de fogo e gelo”, onde produziu e atuou como assistente de direção.

Os musicais também fazem parte do universo de Antônio Nogueira, que já produziu o recifense João Fenix, no lançamento do CD “A Foto onde eu quero estar”, e “Salve-se.com”, ambos em 2013.

 

 

Print Friendly