Nome completo: Ana Paula de Oliveira Ribeiro

Nome Artístico: Ana Paula Ribeiro

Cidade de Nascimento: Orobó – PE

Início das atividades: 2008

Atividades Realizadas: Produtora Cultural

Imagem: Ton Brito
 

 

Nascida no agreste pernambucano, Ana Paula Ribeiro conviveu desde cedo com a cultura, graças à sua família, que sempre lhe presenteava com livros, a levava para apresentações musicais e a incentivava a brincar com a arte. Mas foi graças ao teatrólogo Manoel Ferreira da Silva, um dos maiores entusiastas da cultura de Orobó, localizada no agreste pernambucano, que ela resolveu se aprofundar nas artes cênicas. Em 2008, o querido articulador cultural da cidade passou por um delicado período de enfermidade, e Paula decidiu homenageá-lo, mobilizando os cidadãos para a realização do primeiro curso cênico da cidade, que resultaria num espetáculo em homenagem ao ilustre cidadão oroboense.

“A intenção era organizar algo em torno de 30 integrantes, mas no final das contas, pessoas de todas as classes sociais do município se ofereceram para participar, desde os mais simples, passando por secretários e vereadores, superando nossas expectativas. Em 2009, 50 alunos concluíram o curso, e a estréia do espetáculo “Véu e Grinalda” deu origem àquela que seria a primeira companhia cênica da cidade, batizada de Cia. de Teatro Manoel Ferreira da Silva.

 

Fundadora da primeira companhia cênica de Orobó, Ana Paula se considera muito mais administradora e produtora do que atriz, embora sempre seja convidada para alguns espetáculos. Sua agenda agora também é dividida entre seus conterrâneos e a atuação na equipe da direção executiva da Artepe – Associação de Realizadores de Teatro de Pernambuco, com a coordenação de cursos, intercâmbios culturais intermunicipais e a realização de espetáculos em Orobó e outras regiões.

Ana Paula possui 12 espetáculos produzidos, distribuídos entre a agenda social e festiva do município. “Montamos esquetes de acordo com as datas comemorativas e outras de grande relevância educacional e social. Para espetáculos maiores, mantemos a média de três por ano, e estamos desde 2009 realizando o Auto de Natal, onde interpreto Maria, a mãe de Jesus.

 

Formação:

Administração
Pós-Graduação em Gestão pública

 

Fotos:

 

 

Print Friendly