24º Feteag deixa saldo positivo para os palcos pernambucanos

Postado em out 28, 2014 in Festivais, News, Notícias, Sem categoria
24º  Feteag deixa saldo positivo para os palcos pernambucanos
O 24º FETEAG – Festival de Teatro do Agreste encerrou neste último sábado, 25 de outubro, com um saldo positivo para o circuito das artes cênicas do estado. Ao todo, foram apresentadas 23 obras, entre performances, peças e encontros cênicos, distribuídas entre a mostra profissional e a estudantil. A edição deste ano teve como tema “Ao olhar delas – A poética feminina em cena”, que também contou com debates e oficinas, além da exibição do curta metragem “A Felicidade não é deste mundo”, da cineasta Sephora Silva.

0076

A noite de encerramento contou com a premiação da mostra estudantil, distribuída nas categorias Teatro na Escola, destinada à pratica cênica nas instituições de ensino da região; e Escola de Teatro, voltada às instituições focadas no ensino das artes dramáticas. A participação do público estudantil foi um destaque à parte durante o festival. Este ano, alunos das escolas da rede pública puderam conferir as apresentações, graças ao projeto Argemiro Pascoal, que visa fomentar a formação de público a partir do acesso dos jovens ao teatro. A iniciativa leva o nome do fundador do Teatro Experimental de Arte (TEA), que há 52 anos é referência na formação de atores e disseminação de espetáculos e oficinas voltadas aos palcos.

0063

Entre os vencedores do festival, o grupo Ená Iomerê, do Colégo Diocesano de Caruaru, conquistou sete prêmios dos dez aos quais fora indicado, entre eles os de melhor espetáculo. A noite de encerramento foi apresentada pelos atores Paulo de Souza e Rafael Vasconcelos, que dividiram o palco com as atrizes catarinenses Débora de Matos e Paula Bittencourt e a pernambucana Ana Flávia, como as palhaças Esmeralda, Malagueta e Banana, respectivamente. O trio quebrou a formalidade usual das premiações, com esquetes e intervenções que conquistaram o público.

0060

Mas a noite ainda reservava surpresas. A participação de Esmeralda, Malagueta e Banana, embora adornada com muito humor, tratava de forma sutil as aspirações e os desafios de quem se entrega às artes cênicas. A caminhada do trio culminou com um momento inesquecível para a platéia: ao final da cerimônia, durante um número musical, as atrizes Arary Marrocos e a homenageada do festival, Ivonete Melo, do lendário grupo Vivencial Diversiones, juntaram-se à trupe. Juntas, elas assumiram o espírito do clown numa mensagem silenciosa e delicada a respeito do poder transformador dos sonhos que movem os amantes da arte. Quem viu, guardou na memória e levou consigo a magia perseverante e sorridente dos deuses do teatro.

0098

 

Confira os indicados e premiados do 24º Feteag:

Categoria Teatro na Escola

Melhor Espetáculo
Indicados: Imago – A Máquina de Roubar Sentimentos (Grupo de Teatro Macambira e Academia Santa Gertrudes) e Muito Pelo Contrário (Grupo Arte em Movimento e IFPE/Instituto Federal de Pernambuco – Campus Recife) e Flor de Maio (Grupo Ená Iomerê e Colégio Diocesano de Caruaru – Caruaru/PE)
Vencedor: Flor de Maio (Grupo Ená Iomerê e Colégio Diocesano de Caruaru – Caruaru/PE)

Melhor Direção
Indicados: Maria Alves (Flor de Maio); Black Escobar (Muito Pelo Contrário) e Gabi Cabral (Imago – A Máquina de Roubar Sentimentos)
Vencedor: Maria Alves (Flor de Maio)

Melhor Cenografia:
Indicados: Lúcia Santana (Flor de Maio); Maria Morena (Imago – A Máquina de Roubar Sentimentos) e Grupo Arte Em Movimento (Muito Pelo Contrário)
Vencedor: Lúcia Santana (Flor de Maio)

Melhor Figurino:
Indicados: Lúcia Mendonça e Maria Alves (Flor de Maio); Black Escobar (Muito Pelo Contrário) e Nildo Garbo (O Barquinho)
Vencedor: Lúcia Mendonça e Maria Alves (Flor de Maio)

Melhor Direção Musical:
Indicados: Lucivanda Silva (Muito Pelo Contrário) e Elias Guinho (Flor de Maio)
Vencedor: Lucivanda Silva (Muito Pelo Contrário)

Melhor Iluminação:
Indicados: Edu Oliveira (Flor de Maio); Black Escobar (Muito Pelo Contrário)
Vencedor: Edu Oliveira (Flor de Maio)

Melhor Ator:
Indicados: Tarcísio Vieira (Muito Pelo Contrário); João Fernando (Imago – A Máquina de Roubar Sentimentos) e Helder Araújo (O Barquinho)
Vencedor: Tarcísio Vieira (Muito Pelo Contrário)

Melhor Ator Coadjuvante:
Indicados: Ytalo Santana (Muito Pelo Contrário); Aldo Lucas (Flor de Maio) e Jackson Freire (O Barquinho)
Vencedor: Ytalo Santana (Muito Pelo Contrário)

Melhor Atriz:
Indicados: Giovanna Nóbrega (Flor de Maio); Laura Marianna (Flor de Maio) e Mikaella Gonçalves (Muito Pelo Contrário)
Vencedor: Giovanna Nóbrega (Flor de Maio)

Melhor Atriz Coadjuvante:
Indicados: Barbra El (Flor de Maio); Gabriela Melo e Adriana Azevedo  Muito Pelo Contrário)
Vencedor: Barbra El (Flor de Maio)

 

Categoria Escola de Teatro

Melhor Espetáculo:
Indicados: Então, Bate! (Cia. Casa Mecane – Recife/PE); Obsessão Em Quatro Atos (V Turma de Iniciação Teatral Cênicas Cia. de Repertório) e Chico Cobra e Lazarino (Grupo Teatral Ariano Suassuna e Escola Santos Cosme e Damião)
Vencedor: Então, Bate! (Cia. Casa Mecane – Recife/PE)

Melhor Direção:
Indicados: Dado Sodi (Então, Bate!); Antônio Rodrigues  (Obsessão Em Quatro Atos) e Albanita Almeida e Albemar Araújo (Chico Cobra e Lazarino)
Vencedor: Dado Sodi (Então, Bate!)

Melhor Cenografia:
Indicados: Altino Francisco (Arlequim, Servidor de Dois Patrões); Antônio Rodrigues (Obsessão Em Quatro Atos) e André Ramos (Chico Cobra e Lazarino)
Vencedor: Altino Francisco (Arlequim, Servidor de Dois Patrões)

Melhor Figurino:
Indicados: Altino Francisco (Arlequim, Servidor de Dois Patrões);  Kattianny Torres (Chico Cobra e Lazarino); Nucha Rangel Braga (Então, Bate!); Antônio Rodrigues e Sonia Romualda Carvalho (Obsessão Em Quatro Atos)
Vencedor: Altino Francisco (Arlequim, Servidor de Dois Patrões)

Melhor Direção Musical:
Indicados: Dado Sodi (Então, Bate!)
Também foi indicado: Antônio Rodrigues (Obsessão Em Quatro Atos)

Melhor Iluminação:
Indicados: Dado Sodi (Então, Bate!); Dom Dom Almeida (Obsessão Em Quatro Atos)
Vemcedor: Dado Sodi (Então, Bate!)

Melhor Ator:
Indicados: Andre Ramos (Chico Cobra e Lazarino); Elton Vilalb (Arlequim, Servidor de Dois Patrões) e Tarcísio Vieira (Obsessão Em Quatro Atos)
Vencedor: Andre Ramos (Chico Cobra e Lazarino)

Melhor Ator Coadjuvante:
Indicados: Guto Ferraz (Obsessão Em Quatro Atos); André Oliver (Arlequim, Servidor de Dois Patrões) e Well Arruda (Então, Bate!)
Vencedor: Guto Ferraz (Obsessão Em Quatro Atos)

Melhor Atriz:
Indicados: Suelayne Sue (Obsessão Em Quatro Atos); Joyce Mayara (Arlequim, Servidor de Dois Patrões) e Kattianny Torres (Chico Cobra e Lazarino)
Vencedor: Suelayne Sue (Obsessão Em Quatro Atos)

Melhor Atriz Coadjuvante:
Indicados: Alane Souza (Arlequim, Servidor de Dois Patrões); Nina Alves (Obsessão Em Quatro Atos)
Vencedor: Alane Souza (Arlequim, Servidor de Dois Patrões)

 

Texto e fotografia: Juliano da Hora

 

galeria

Print Friendly

Comente Aqui